Cirurgia de Blefaroplastia
Em 03/05/2024 14:18
O que é, indicações, contraindicações, recuperação e resultados
Em uma entrevista esclarecedora, Yasmin Alves Parreira- CRM 25509 RQE 17118, Médica pela Universidade Federal de Goiás, Oftalmologista pelo Hospital de Olhos da UFG – CEROF e Fellowship do primeiro ano de Plástica Ocular e Vias Lacrimais pelo Hospital de Olhos da UFG - CEROF, fala sobre blefaroplastia, cirurgia com indicação estética ou funcional que visa remover o excesso de pele e/ou as bolsas de gordura muito aparentes das pálpebras superiores ou inferiores.
- Quais são as principais queixas que motivam os pacientes a buscarem a blefaroplastia?
Peso nas pálpebras, olhar cansado ou triste, dificuldade para se maquiar e redução do campo de visão.
- Como a blefaroplastia pode beneficiar os pacientes em termos estéticos e funcionais?
Em termos estéticos, a blefaroplastia traz um olhar mais rejuvenescido e descansado. Funcionalmente, ela melhora o campo de visão do paciente. Esses resultados impactam diretamente na autoestima ou em atividades cotidianas importantes, como melhoria da direção no trânsito.
- Para qual idade o procedimento é indicado?
Não há uma idade ideal para a realização da blefaroplastia. A sua indicação depende da necessidade de cada paciente e pode ser realizada desde pacientes jovens até os mais idosos.
- Quais as contraindicações?
Para maior conforto e segurança do paciente, a blefaroplastia é realizada sob sedação e, por esse motivo, pode ser contraindicada em pessoas com doenças crônicas descompensadas como pressão alta, diabetes e cardiopatias. Além disso, pacientes que estão com algum processo inflamatório ou infeccioso agudo na região palpebral deve ser tratados antes de se submeterem à cirurgia.
- Quanto tempo geralmente leva para os pacientes se recuperarem completamente após o procedimento?
A recuperação da blefaroplastia costuma ser bastante tranquila, apesar de cada corpo reagir de forma diferente. Em geral, a partir de 15 dias já se observa melhora no inchaço e equimoses (roxo). O resultado final ocorre em cerca de 3 a 6 meses.
- Quais são os principais cuidados pré e pós-operatórios?
Os principais cuidados pré-operatórios são: ter uma alimentação mais leve, com menos consumo de gorduras, fazer jejum de 8 horas (sólidos e líquidos) antes da cirurgia, uso regular das medicações e suspensão delas, de acordo com indicação médica prévia (informando inclusive àquelas que são consideradas “naturais”), suspender ou diminuir o consumo de cigarro e estar confiante que tudo ocorrerá bem.
Já os pós-operatórios são: compressas geladas nas primeiras 48 horas, evitar fontes de calor, assim como exposição solar, retorno a atividades físicas leves apenas após 2 semanas e uso regular de colírios e/ou pomadas prescritas.
- Existem medidas específicas que os pacientes podem tomar para manter os resultados a longo prazo?
Evitar exposição solar, principalmente nos primeiros meses, quando ainda ocorre processo de cicatrização, e fazer uso regular de protetor solar na região das pálpebras.
Não fumar, pois o cigarro além de aumentar complicações pós-cirúrgicas interfere na cicatrização e no envelhecimento precoce.
Dormir bem e fazer ingestão adequada de líquidos também são importantes aliados para manter um olhar descansado.
Além disso, seguir à risca as orientações e retornos médicos. Afinal, o paciente também é responsável pelo resultado da cirurgia.
Categorias: Fique atento