a

Governo do Estado de Goiás formaliza convênio com o Cerof-UFG

Parceria é marcada com visita do vice-governador ao Centro Oftalmológico

A

Nesta quinta-feira (13), o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF-UFG) recebeu a visita do vice-governador do estado de Goiás, Daniel Vilela, para formalização do convênio que torna o estado o regulador de vagas para o CEROF-UFG, a partir do dia primeiro de julho. Até a data, a demanda segue sob responsabilidade da secretaria municipal de saúde de Goiânia-GO. A estadualização visa a otimização de vagas e a abrangência do atendimento do CEROF-UFG a todos os municípios goianos.

Durante a visita, o vice-governador, acompanhado da reitora da UFG, professora Dra Angelita Pereira de Lima, do presidente do Conselho Administrativo e fundador do CEROF-UFG, Dr. Marcos Ávila, da diretora-geral do CEROF-UFG, Dra Katiane Martins Mendonça, do secretário estadual de saúde, Dr. Rasível Santos e do secretário adjunto, Dr. Sérgio Vêncio, visitou os setores e cumprimentou os pacientes e colaboradores do CEROF-UFG. Logo após, seguiram para o auditório para uma coletiva de imprensa.

Em discurso, Daniel Vilela reforçou o compromisso do estado no aprimoramento da oferta de saúde para a população goiana e citou o potencial do CEROF-UFG nessa missão: “A gente entende que o CEROF-UFG pode ampliar muito mais sua capacidade de atendimento”, disse o vice-governador. Outra fala de destaque foi a do presidente do Conselho Administrativo do CEROF-UFG, Dr. Marcos Ávila, que afirmou que o estado de Goiás e a instituição possuem objetivos similares: “A gente (Dr. Marcos e Ronaldo Caiado) têm a mesma visão de mundo, ajudar o SUS e trazer saúde de qualidade para a população”, afirmou.

Na ocasião, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Rasível Santos, detalhou o conteúdo do convênio, que passa para o estado a missão de gestão de vagas destinadas ao CEROF-UFG: “A gente ainda vai atender a população de Goiânia, ela é parte do estado, mas agora a gente consegue fazer mais rápido. Assim a gente agiliza e otimiza.”

Com a estadualização da regulação de vagas, o governo do Estado realizará o repasse de quase dois milhões de reais por mês, que serão destinados ao aumento de atendimentos em oftalmologia, com a meta de mais de 2.800 novas consultas, 5.000 consultas de acompanhamento e 800 cirurgias ao mês, triplicando a oferta atual do CEROF-UFG, além da oferta de exames diagnósticos complementares realizados por aparelhos de alta tecnologia existentes no CEROF-UFG.

Além disso, está prevista a reativação do projeto de consultório móvel voltado à saúde ocular que abrangerá os professores e os estudantes do ensino público fundamental do estado de Goiás. O “ônibus-consultório” será reformado e percorrerá escolas públicas, fazendo de 80 a 100 consultas por dia de estudantes previamente triados, por professores treinados pela equipe do CEROF-UFG para o teste de detecção de acuidade visual.

Após os discursos foi realizada uma homenagem com entrega de placas de reconhecimento ao Secretário Estadual de Saúde, Dr. Rasível Santos, e ao Secretário Adjunto, Dr. Sérgio Vêncio, feitas pelo presidente do conselho administrativo do CEROF-UFG, Dr. Marcos Ávila, pela diretora geral, Dra Katiane Martins Mendonça.

Categorias: Notícias Noticias