Cerof-UFG realiza seu primeiro procedimento de “tatuagem de córnea”
Procedimento impacta diretamente na autoconfiança dos pacientes
Texto: Pedro Lemes
Fotos: Júlia Mendes
Na manhã desta segunda-feira (17/06), o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof-UFG) realizou pela primeira vez na unidade uma ceratopigmentação, popularmente conhecida como “tatuagem da córnea”. O procedimento foi efetuado pela médica oftalmologista Jordana Sandes.
Segundo a cirurgiã, a Ceratopigmentação se trata de adicionar pigmentação ao olho cego que apresenta a córnea branca. Ele impacta diretamente na melhora da qualidade de vida do paciente. “Vamos com essa cirurgia fazer a inclusão desse paciente normalmente na vida e tirar aquele constrangimento que às vezes o paciente tem de olhar nos olhos de outras pessoas”, relatou a médica.
O paciente que passou pela cirurgia relatou que antes do procedimento possuía bastante insegurança em situações simples do cotidiano, como arrumar um novo trabalho. Com a realização da Ceratopigmentação, ele espera ter uma melhor qualidade de vida.
Apesar de ainda não estar no rol de procedimentos ofertados pelo SUS, conforme tabela SIGTAP, a proposta do CEROF-UFG por ser de uma universidade, é desenvolver projetos de extensão para esse tipo de atendimento, pensando na saúde mental daqueles que buscam por esse procedimento.
Fonte: Cerof-UFG