Perda de visão é uma das principais causas de quedas entre idosos
Conheça outros fatores de risco e saiba como prevenir
Texto: Pedro Lemes e Alice Valadares
A frequência de quedas na terceira idade é consideravelmente maior do que em outros estágios da vida. Uma das principais causas é a diminuição da percepção visual enfrentada por idosos.
De acordo com a enfermeira e gerente do Núcleo de Segurança do Paciente do Cerof-UFG, Giulia Reis, “a diminuição da acuidade visual decorrente da idade ou de problemas oculares pode influenciar na percepção de obstáculos no caminho, facilitando a ocorrência de quedas ao longo da vida.”
Além disso, Giulia citou, além de problemas relacionados à visão, a perda de força muscular, diminuição do equilíbrio e de amplitude de movimentos, que pode ser resultado de uma dieta desequilibrada, como fatores de risco relacionados ao aumento de quedas entre idosos.
Dentre as recomendações de prevenção de queda abordadas pela enfermeira, estão:
- Manter os ambientes sempre bem iluminados: Isso ajudará com que a pessoa tenha mais foco ao caminhar, sendo mais fácil diferenciar objetos e visualizar obstáculos;
- Diminuir a quantidade de tapetes ou objetos de decoração no chão: Esses objetos podem facilmente se mover. Pessoas com idade avançada têm um risco maior de acabar perdendo o equilíbrio;
- Manter-se sempre ativo: Uma dica que não se restringe apenas à prevenção de quedas, mas que traz inúmeros benefícios para a saúde e bem estar. Ao manter uma vida ativa, principalmente com a prática regular de exercícios físicos, nota-se uma melhora considerável das funções motoras do controle corporal.
Por último, mas não menos importante, a ida frequente ao oftalmologista se faz necessária para identificação de possíveis problemas que possam prejudicar a visão, aumentando, assim, o risco de quedas.
Fonte: Cerof-UFG
Categorias: Fique atento