Estudantes Indígenas no Projeto Saúde Indígena UFG- Etapa CEROF

Cerof-UFG realiza manhã de atendimentos para estudantes indígenas da UFG e familiares

Iniciativa faz parte do Projeto Saúde Indígena UFG

Texto: Rebecca Gonçalves

Fotos: Júlia Barros

O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) realizou, no dia 20 de julho, atendimento oftalmológico para quase 300 estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) da UFG e do curso de Licenciatura em em Educação do Campo, do Campus Goiás e seus familiares. A iniciativa faz parte do Projeto Saúde Índigena UFG e tem como objetivo oferecer melhores condições de saúde e permanência na universidade.

A ação institucional foi desenvolvida por meio da integração das Pró-reitorias de Graduação e de Assuntos Estudantis, da Secretaria de Inclusão, Cerof-UFG, Hospital das Clínicas-UFG/EBSERH, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC) e Unidades Acadêmicas dos Cursos da Saúde da UFG (Enfermagem, Medicina e Odontologia). Nos atendimentos realizados no Cerof-UFG, os estudantes e familiares indígenas foram recepcionados pela equipe interna e atendidos pelos profissionais de saúde para uma avaliação completa da saúde ocular.

Projeto Saúde Indígena UFG- Etapa CEROF

Durante os discursos de abertura, a diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins, deu as boas vindas aos estudantes e familiares e ressaltou a importância social da universidade e do SUS: “O Cerof é da UFG, é de todos nós”, afirmou. O presidente do Conselho-Administrativo e fundador do Cerof-UFG, Marcos Ávila, aproveitou a oportunidade para exaltar a equipe e a estrutura tecnológica da unidade: “Vocês vão ser bem atendidos com o que tem de melhor em médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais e equipamentos”, declarou.

Discurso da diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins, durante ação do Projeto Saúde Indígena UFG

Durante sua fala, o secretário-adjunto de estado da saúde, Sérgio Vêncio, representando o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, falou sobre a importância de parcerias para que projetos como este sejam possíveis, destacando a colaboração entre Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof-UFG), em prol da promoção de saúde Oftalmológica gratuita e de qualidade.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que a universidade tem planos para que o projeto aconteça de forma contínua: “Faremos de tudo para que seja um programa de saúde contínuo da Universidade Federal de Goiás. O nosso entendimento é que nós temos todas as condições para em todos os semestres cuidar, ter esse olhar cuidadoso para com os nossos estudantes indígenas”, concluiu.

Reitora da UFG com estudantes indígenas, no Projeto Saúde Indígena UFG

O curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG e o curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus Goiás, atende indígenas do Território Etnoeducacional da Região Araguaia-Tocantins, do Parque Indígena do Xingu e da Terra Indígena Xakriabá, falantes de línguas pertencentes aos troncos Tupi e Macro-Jê e às famílias linguísticas Karib, Aruak, Bororo e Trumai. A adaptação dos estudantes e familiares em uma nova realidade cultural pode impactar diretamente na saúde física e mental, por isso a relevância de um projeto para promoção de saúde como política de permanência na universidade.

Sobre o Cerof-UFG

O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) foi fundado há mais de duas décadas e funciona exclusivamente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a sua existência tornou-se referência no Brasil, competindo com igualdade com os grandes centros nacionais e também, internacionais.

Além de ser referência em atendimento aos usuários do SUS, o Cerof-UFG também traz produção de conhecimento para a área por meio do ensino, da pesquisa e da extensão em diversas áreas do conhecimento e também, da renomada formação da pós-graduação (residência, mestrado, doutorado, fellowship) em Oftalmologia e afins.

Fonte: Cerof-UFG

Categorias: Notícias Noticias