Cerof-UFG tem pesquisa sobre tratamentos regenerativos em Oftalmologia aprovada em edital da Finep
Projeto é parceria entre Laboratório ToxIn, Farmatec e Hospital de Olhos da UFG
Texto: Rebecca Gonçalves
A parceria entre Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof-UFG), Laboratório ToxIn e Farmatec resultou em pesquisa aprovada em edital público da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto “Cell4Vision” tem por objetivo principal desenvolver tratamento regenerativo de doenças oftalmológicas de impacto em saúde pública, como doenças da córnea e da retina.
O estudo se baseia na produção de dispositivos baseados em scaffold biodegradável de nanofibras de PLGA com características estruturais (rigidez) e funcionais (ancoramento e polarização) recoberta com uma monocamada de células-tronco.
Ao ser lançado, o edital “Seleção Pública MCTI/FINEP/FNDCT – Mais Inovação Brasil – Saúde/ICTS - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Reduzir as Vulnerabilidades do SUS e Ampliar o Acesso à Saúde” objetivou a concessão de recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que contribuíssem para ampliação do acesso da população à saúde, por meio de estudos para aproveitamento das potencialidades nacionais e autonomia tecnológica e produtiva do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS).
Inovador e amplo, o projeto “Cell4Vision” visa o desenvolvimento de uma plataforma biológica com uso de terapias avançadas. Outro diferencial a ser considerado é o fato do estudo não utilizar animais para testagens.
A diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins, comentou a relevância da conquista para a sociedade e para a Universidade: “Os resultados de mais essa parceria de sucesso do Cerof-UFG impactarão na vida de muitas pessoas, e é assim que se consolida uma Universidade Pública, por meio do investimento no ensino, em ações de extensão de qualidade e de pesquisas inovadoras. É uma alegria fazer parte da equipe CEROF que é da UFG, que é SUS, que é Nosso!”, afirmou.
A coordenadora do Laboratório ToxIn/UFG, Marize Valadares, ressaltou a importância do projeto: “É uma grande oportunidade de consolidar e ampliar conhecimentos, além de gerar novos produtos aplicados a terapias avançadas em Oftalmologia”, concluiu.
Do Cerof-UFG, a equipe envolvida no projeto é composta pelo fundador e presidente do Conselho-Administrativo, Marcos Ávila; a diretora-geral do Centro, Katiane Martins; o coordenador da residência médica, diretor de ensino e chefe do Setor de Retina e Vítreo, David Isaac e o chefe do Setor de Glaucoma, Leopoldo Magacho.
Fonte: Cerof-UFG