Cerof-UFG promove capacitação em captação de tecido ocular visando redução de fila de transplante de córnea em Goiás
Primeira edição atendeu profissionais da saúde do Hospital Araújo Jorge
Texto: Rebecca Gonçalves
Na última segunda e terça-feira (27 e 28/08), o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) realizou uma capacitação para profissionais de saúde do Hospital Araújo Jorge, focada em busca ativa e captação de tecido ocular. As palestras foram conduzidas por Célia Regina Malveste, doutora em biologia e responsável técnica pelo Banco de Olhos do Cerof-UFG.
A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), visa reduzir a fila de espera para transplantes de córnea no estado, através do aprimoramento do conhecimento sobre captação, garantindo a prevenção de contaminações e maximizando o número de tecidos em condições ideais para doação.
Segundo dados de 2023 fornecidos pela Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foram realizados 460 transplantes de córneas em Goiás entre janeiro e setembro. No entanto, mesmo com esse avanço, 1.534 pessoas ainda aguardavam na fila para o transplante de tecido.
Célia Malveste destacou a importância do projeto: “Visa aumentar a qualidade das córneas e a quantidade de doações, tendo impacto direto na fila única de espera por uma córnea no estado de Goiás”, afirmou. Já a psicóloga do CIHDOTT, Eliana Saba, agradeceu a parceria com o Cerof-UFG e falou da relevância da capacitação: “É importante para os profissionais terem mais conhecimento a respeito da manutenção e validação dessas córneas. Nossa força tarefa é aumentar o número de doações”. Concluiu.
A diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins, ressaltou que o projeto: “ O Cerof-UFG reconhece que parcerias como essas são essenciais para o aprimoramento da saúde pública do estado e do Brasil, voltado para captação de órgãos, por meio de equipes capacitadas e comprometidas com essa pauta. Além disso, acreditamos que iniciativas assim fortalecem o ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Unidade, que são fundamentais em uma Universidade Federal”, afirmou.
Ela reforçou ainda que o Hospital de Olhos da UFG está aberto para mais projetos e ações nesse âmbito, juntamente com o Governo do Estado: “Estamos em diálogo contínuo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás para mais parcerias”.
Durante a capacitação, os profissionais demonstraram grande participação e esclareceram várias dúvidas pertinentes sobre a doação de tecido ocular. A enfermeira Josimária Oliveira, do Hospital Araújo Jorge, comentou que o treinamento foi “bastante esclarecedor e trouxe informações às quais não tínhamos acesso. Achei de grande valia para toda a equipe”, destacou.
Source: Cerof-UFG