Cerof-UFG e Governo de Goiás lançam maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste
“Olhar Para Todos” tem como público-alvo estudantes da Rede Estadual de Ensino.
Texto: Rebecca Gonçalves
Nesta terça-feira (26/11), no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Ayrton Senna, aconteceu a cerimônia de lançamento do programa “Olhar para Todos”, maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste que visa promover a avaliação da saúde ocular de estudantes da Rede Estadual de Ensino.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social (Seds), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e conta, também, com o apoio de diversas entidades da sociedade civil.
O evento contou com a presença do Governador Ronaldo Caiado, da reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, da primeira-dama Gracinha Caiado, o secretário estadual de saúde, Rasível Santos, o presidente do Conselho Administrativo e fundador do Cerof-UFG, Marcos Ávila, e a diretora geral do Cerof-UFG,, Katiane Martins.
Durante discurso de abertura, a reitora da UFG comentou sobre as expectativas com o lançamento do programa: “O que desejamos é que a UFG, o Governo do Estado, junto com essa escola que é a primeira, entrem para a história do Brasil como um novo modelo de saúde oftálmica no país. (...) É a Universidade Federal de Goiás e um dos principais centros de referência oftalmológica do mundo. (...) É uma honra para a Universidade ter uma parceria tão robusta e de impacto tão direto na vida dos nossos estudantes", declarou Angelita.
O presidente do Conselho Administrativo e fundador do Cerof-UFG citou as dificuldades que podem ser enfrentadas por crianças com baixa visão durante a fase escolar, que gera consequências para o aprendizado, e a importância do programa Olhar para Todos como uma forma de contornar os prejuízos causados: “Tudo isso é comprovado em estudos que nós fizemos aqui no Estado de Goiás, na Universidade Federal de Goiás, junto com a Fundação Jaime Câmara, em que nós examinamos as crianças do Estado de Goiás, de 1995 até 2015. Nós observamos que precisávamos ter um projeto dessa natureza.” Afirmou Marcos Ávila, se referindo aos levantamentos epidemiológicos obtidos com os mais de 1 milhão de crianças e adolescentes atendidos pela equipe Cerof-UFG ao longo de 20 anos.
Para a diretora geral do Cerof-UFG, Katiane Martins, o programa pioneiro “mostra a responsabilidade da Universidade pública junto à população por meio da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, além de demonstrar o resultado exitoso que parcerias sérias podem gerar!” Ela comentou ainda sobre o sentimento da equipe em fazer parte da iniciativa: “É uma alegria para a equipe do Cerof-UFG fazer parte de mais um programa que impactará na qualidade de vida de muitas crianças e adolescentes, é um investimento no nosso futuro!”, concluiu.
Durante o evento, as autoridades também visitaram as estações de atendimento e foram orientadas pela equipe Cerof-UFG sobre o funcionamento de cada etapa, como verificação da acuidade visual, exame de refração e retinografia, além dos atendimentos realizados no consultório móvel.
Os atendimentos dos estudantes do CPMG Ayrton Senna tiveram início na última segunda-feira (25/11) e seguem até a próxima quarta-feira (27/11). Durante a ação, os estudantes têm acesso a consultas oftalmológicas, exames, oferta de óculos e encaminhamentos para tratamentos especializados no Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof-UFG).
Com expectativa de atender mais de 1,2 mil estudantes nesse lançamento, o Cerof-UFG conta com uma estrutura montada para os atendimentos oftalmológicos, com quatro consultórios modernos e completos, dispostos em um ônibus.
Source: Cerof-UFG
Categories: Notícias Noticias projetos e ações