foto de capa

Olhar para Todos: Programa de Saúde Ocular Retoma atividades em 2025 nas Escolas da Rede Estadual de Goiás

Texto: Rebecca Gonçalves

Nesta terça-feira (04/02), no Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes, o Programa Olhar para Todos retomou suas atividades no ano de 2025, levando saúde ocular para os estudantes da escola da rede estadual de ensino de Goiás. 

autoridades Olhar para Todos

A iniciativa –  fruto da parceria entre o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás - CEROF-UFG, o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social (Seds), e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – continua seu compromisso de ir até a unidade de ensino, de forma a tornar acessível o cuidado à saúde ocular, essencial para o aprendizado e o bem-estar dos estudantes.

Acuidade visual

Para a temporada de 2025, a equipe do CEROF-UFG intensificou suas ações com visitas técnicas às escolas da rede estadual. O objetivo foi realizar uma avaliação detalhada dos espaços para garantir um atendimento mais eficiente aos estudantes, revisar e otimizar o uso dos equipamentos e consultórios móveis e promover a capacitação da equipe envolvida, assegurando um atendimento de excelência durante as atividades do programa.

Exames

A gestora do CEPI Professor Pedro Gomes, Ludmyla Gomes, ressaltou a importância de receber os atendimentos do programa, destacando: "a gente sabe da necessidade social e de saúde dos nossos estudantes de fazer esse exame e também de receber os óculos”.

Após passar pelo atendimento, a estudante Isabela, do terceiro ano, comentou sobre a importância da promoção de saúde ocular durante a formação escolar: “conforme o uso de telas, leituras que a gente precisa fazer, a nossa visão vai ficando prejudicada, então é bastante importante pra gente". Ela falou ainda sobre a dificuldade que alguns colegas enfrentam para realizar acompanhamento oftalmológico por falta de recursos: "tem gente que não consegue fazer esses exames por falta de dinheiro e não conseguem acessar. Então essa é uma oportunidade grande pra gente", concluiu.

A diretora-geral do CEROF-UFG, Profa. Dra. Katiane Martins, destacou a relevância do programa: “oportuniza o acesso a exames e a consultas realizadas por profissionais qualificados usando uma tecnologia de ponta. O impacto dessa aproximação da Universidade com a população, por meio da ida do CEROF-UFG às escolas é brilhante! A sociedade merece mais programas como esse!", afirmou a gestora.

Para fevereiro deste ano, estão programadas visitas do programa a 10 colégios estaduais da capital goiana. O objetivo é levar a ação aos mais de 495 mil estudantes da rede pública estadual até o ano de 2026.

Estudantes CEPI Professor Pedro Gomes

Sobre o Programa Olhar para Todos

Maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste, lançado em novembro de 2024, leva profissionais e equipamentos de ponta a todas as escolas públicas estaduais para realização de exames e, se necessário, oferta de óculos ou encaminhamento especializado no Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás. 

O Olhar para Todos é fruto de uma parceria entre o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás, o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social (Seds), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e conta, também, com o apoio de diversas entidades da sociedade civil.

 

Fonte: Cerof-UFG

Categorias: Notícias Noticias