
Banco de Olhos do CEROF-UFG: Instituição é a primeira do Centro-Oeste a adquirir microscópio especular de última geração
Objetivo é otimizar transplantes de córnea em Goiás
O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás - CEROF-UFG, deu um passo importante para fortalecer os serviços de transplante de córnea no estado de Goiás e obter o que há de mais avançado em parque tecnológico para beneficio dos pacientes que estão em fila de espera pelo tecido.
Com a reabertura de seu Banco de Olhos, a instituição foi a primeira do Centro-Oeste a adquirir o microscópio especular CellChek D+, da Konan Medical, equipamento importado e essencial para a análise detalhada das córneas doadas.
Com essa tecnologia avançada, será possível avaliar com maior precisão a qualidade do tecido ocular antes dos procedimentos de transplante, garantindo maior segurança e eficiência para pacientes e equipe de profissionais responsáveis.
A responsável técnica pelo Banco de Olhos, Dra. Célia Malveste, celebrou a chegada do equipamento e explicou que, com a nova tecnologia, “além de melhorar a qualidade dos tecidos que serão preservados, também será possível melhorar o prognóstico dos pacientes que serão transplantados, uma vez que poderemos reavaliar a córnea antes de seu uso para os pacientes", concluiu.
A diretora-geral do CEROF-UFG, Profa. Dra. Katiane Martins, destacou que esse microscópio foi feito sob encomenda, exclusivamente, para o Banco de Olhos da UFG, do CEROF: "Esse equipamento que, não é fabricado no Brasil, impactará diretamente na segurança do processo de transplante de córneas, pois conseguimos assegurar a qualidade da córnea a ser ofertada e, consequentemente, oportunizar um prognóstico satisfatório ao paciente. Para nós, do CEROF-UFG, qualidade e segurança são importantes investimentos que continuaremos buscando para uma Assistência Oftalmológica de excelência no SUS", concluiu a gestora.
O investimento reforça o compromisso do CEROF-UFG com a inovação e com a qualidade do serviço de transplante de córnea, trazendo mais esperança para aqueles que aguardam na fila.
A reativação do Banco de Olhos é um grande passo para a Oftalmologia em Goiás e um marco na missão do CEROF-UFG de oferecer excelência em saúde ocular.
Fonte: Cerof-UFG