
Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo
conheça os fatores de risco da doença
Nesta quarta-feira (12/03), celebra-se o Dia Mundial do Glaucoma. Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa doença ocular é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. No entanto, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível evitar a perda da visão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a condição é uma doença multifatorial complexa, caracterizada por dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual. Esse dano geralmente é causado pelo aumento da pressão intraocular (PIO), mas pode ocorrer mesmo em pacientes com níveis normais de pressão intraocular.
No Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (CEROF-UFG), trabalhamos diariamente para oferecer diagnóstico e acompanhamento especializado, garantindo mais qualidade de vida para a população.
O gerente médico do CEROF-UFG e especialista em glaucoma, Marcos Vaz, alerta para a gravidade da doença e reforça a importância da prevenção: “O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e pode afetar todas as idades, inclusive recém-nascidos. Porém, ainda é uma doença que, em muitos casos, é negligenciada ou não identificada antes de comprometer gravemente a visão de muitos pacientes. O CEROF-UFG há 25 anos se compromete com o rastreio e a prevenção do glaucoma em todos os pacientes atendidos nesta instituição. Não esperem por sintomas para buscar ajuda!”, concluiu o especialista.
Nesta data, reforçamos a importância dos exames oftalmológicos regulares, especialmente para quem possui fatores de risco para a doença, sendo eles:
- Idade acima de 40 anos
- Pessoas negras
- Histórico familiar de glaucoma
- Miopia
- Pressão intraocular elevada
Cuide da sua saúde ocular, consulte um especialista e previna-se!
Categorias: Fique atento