
Braille: Conheça mais sobre a história do sistema
O Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado no dia 8 de abril. A data que reforça a importância da acessibilidade e da inclusão. Neste dia, homenageia-se também o nascimento de José Álvares de Azevedo, pioneiro na educação de pessoas cegas no Brasil. José Álvares foi responsável por apresentar e defender o uso do Braille depois de estudá-lo na França.
O sistema Braille foi criado na França, em 1825 por Louis Braille, o sistema é uma composição de pontos em relevo, organizados de determinada maneira que formam letras, números ou símbolos. Ele permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso à informação e à educação, garantindo maior inclusão na sociedade.
No Brasil, a presença do Braille nas bibliotecas, embalagens de medicamentos, elevadores e materiais didáticos ainda é um desafio. Portanto, a data de 8 de abril convida à reflexão sobre o papel da sociedade e das instituições públicas na promoção de políticas de acessibilidade.
O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF-UFG), reafirma seu compromisso com o cuidado e atenção às pessoas com deficiência visual e destaca a importância da inclusão e o direito à informação, em todos os níveis – da saúde à educação.
Categorias: Fique atento