CEROF-UFG celebra os 65 anos da Universidade Federal de Goiás

Colaboradores destacam a importância da UFG em suas trajetórias e reforçam o papel do CEROF como unidade de ensino, pesquisa, extensão e cuidado especializado em oftalmologia.

Neste domingo (14/12) a Universidade Federal de Goiás (UFG) completa 65 anos de história, educação, ciência e compromisso social. Como unidade vinculada à instituição, o Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (CEROF-UFG) comemora a data e destaca a sua responsabilidade em exercer os pilares fundamentais da universidade pública: formar profissionais, desenvolver pesquisa e oferecer atendimento de qualidade à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A data também é marcada por relatos de colaboradores que vivenciam, na prática, o sentimento de pertencimento à UFG. Para muitos, a instituição é origem, trajetória e família. 

Para o enfermeiro Mateus de Oliveira Melo — formado pela Faculdade de Enfermagem da UFG e hoje coordenador do Projeto Campanhas e supervisor do Setor Oftalmo-Diagnóstico do CEROF — trabalhar na instituição representa a continuidade da sua formação. “Aqui, consigo colocar em prática tudo o que aprendi. É gratificante fazer parte de um serviço que nasce dentro da própria universidade”, afirma.

Já Rita de Cássia Silva Rodrigues, gerente de faturamento, soma 19 anos de atuação no CEROF-UFG. Sua história se entrelaça à da instituição. “Construí uma família e me sinto pertencente à Universidade Federal de Goiás.” Para Alessandro Martins, supervisor de administração de pessoal, mesmo estando há pouco tempo na unidade, o vínculo já se consolidou.

Essas histórias demonstram que o esforço em ser um espaço em que o conhecimento circula, se renova e impacta vidas, está valendo a pena. O centro conecta estudantes, pesquisadores, residentes e profissionais que contribuem para a formação de gerações comprometidas com a saúde pública.

“Aqui no CEROF, vivemos na prática o que é ser UFG: é ensino, é pesquisa, é extensão… e, no nosso caso, também é cuidado com a visão de milhares de goianos pelo SUS”, afirma a equipe no vídeo comemorativo. Para eles, a universidade é mais do que um lugar de trabalho, também é parte da história e da identidade de cada um.

Ao completar 65 anos, a UFG celebra a sua relevância como instituição pública e científica. E o CEROF-UFG celebra junto ao reafirmar o seu papel como unidade que leva adiante o propósito da universidade de transformar vidas por meio do conhecimento e do cuidado.

Parabéns, Universidade Federal de Goiás.

Somos CEROF. Somos UFG.

Categorias: Notícias Noticias