QUEM SOMOS

Quem somos

O Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi fundado em 11 de julho de 2000. Funcionando exclusivamente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), nessas mais de duas décadas de existência tornou-se referência no Brasil, competindo com igualdade com os grandes centros nacionais e até internacionais.  

Além de ser referência em atendimento aos pacientes da rede pública, o CEROF/UFG também traz produção de conhecimento para a área por meio de sua pós-graduação (residência, mestrado, doutorado, fellows) em oftalmologia. O aluno tem contato direto com seu paciente, analisando a doença como decorrência do processo social no qual está inserido. A equipe se destaca por estar altamente comprometida com o bom atendimento ao paciente e com o sucesso do Centro. 

O CEROF/UFG participa também de estudos multicêntricos internacionais, onde já conseguiu inserir alguns de seus ex-alunos na qualidade de novos pesquisadores. Percebe-se, assim, o enfoque sobre o triângulo em que se sustenta a universidade: ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho realizado com a população abrange cuidados primários, secundários e terciários. O Centro possui o cuidado de informar a população (ações de prevenção), detectar precocemente os problemas (ações de triagem), atuar oportunamente (ações terapêuticas em forma clínica e cirúrgica), acompanhar os casos (prevenção secundária) e reabilitar quando há sequelas (cuidados terciários). Não se limita a atender os pacientes em sua sede: se desloca até as comunidades, fazendo mutirões, implantando a telemedicina, com atendimento remoto. Com tudo isso, o CEROF/UFG tem mais de 90% de resolutividade nos casos atendidos. 

 

Ensino e pesquisa

As atividades de pós-graduação, devidamente credenciadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Ministério da Educação e Cultura (MEC) envolvem 42 médicos, entre residentes, fellows (médicos especialistas em treinamento avançado) e profissionais vinculados a programas de pós em diferentes subespecialidades. No corpo médico e docente, estão oito doutores e doze mestres.

O CEROF/UFG atende os 110 alunos matriculados anualmente na graduação em Medicina pela UFG. Eles se distribuem nas atividades de Oftalmologia segundo a grade curricular e em projetos especiais caracterizados como núcleos livres (estágio optativo anual em internato). A convivência entre profissionais nos diversos momentos do processo de educação continuada enriquece a formação.

Como centro de estudos, o CEROF/UFG realiza pesquisas epidemiológicas, investigações clínicas, validação terapêutica, avaliação de serviço (eficácia, efetividade e custo-benefício), adequação de recursos humanos e procedimentos gerenciais. Realiza frequentemente leitura de artigos científicos, sessões clínicas, metodologia científica, análise epidemiológica, interpretação estatística e técnicas de multimídia que permitem o melhor intercâmbio das ideias. 




O CEROF/UFG atua em 13 linhas de pesquisa: 

  1. Cirurgia vítreo-retiniana / maculopatias cirúrgicas
  2. Doença macular relacionada à idade – DMRI
  3. Recursos diagnósticos em doenças da retina // laser
  4. Telemedicina /teleoftalmologia e neuroftalmologia
  5. Retinopatia diabética /doenças vasculares
  6. Maculopatias clínicas / distrofias / visão artificial / trauma
  7. Laboratórios dos estudos morfológicos das alterações de tecidos oculares.
  8. Glaucoma / videoendoscopia ocular
  9. Catarata / córnea / clínica e cirúrgica / complicações
  10. Retina em oftalmopediatria
  11. Oftalmologia comunitária /reabilitação visual
  12. Uveítes / retinites / endoftalmites / vasculites / laser em uveítes / doenças do vítreo

13. Manifestações oculares de doenças sistêmicas / doenças dos anexos oculares